quarta-feira, 23 de junho de 2010

VALE A PENA ESTUDAR PARA CONCURSOS PUBLICOS?

Quando eu ainda era criança, passei a observar algo interessante em alguns familiares meus: eles tinham condições financeiras melhores do que meus pais. Observava como os meus tios sempre tinham tempo disponível e aos fins de semana sempre iam aos clubes, estavam nas confraternizações familiares e viajavam bastante, comecei a observar que eles possuiam bons carros e que mantinham uma vida estável, sem muitos problemas financeiros.

Através dessa avaliação, nasceu o desejo no meu coração de se tornar um servidor publico, sonhava com isso, não via a hora de terminar o ensino médio para ingressar em um curso preparatório para concursos públicos.

Certa vez, resolvi viajar com um dos meus tios. Naquela aventura, verifiquei que aquela era a vida que queria, viajar constantemente, aproveitando e desfrutando melhor a vida. Lembro-me de conversar com algumas pessoas que conheci na viajem; a cada uma que eu perguntava, me dizia estar estudando medicina, direito ou outro curso. Foi naquele momento que "caiu minha ficha" e vi que as pessoas estavam estudando.

Voltei de viajem disposto a fazer algo pelo meu futuro e pensei: faculdade ou concurso? sabia que naquele momento as condiçôes não eram favoráveis para cursar direito, o curso ficava muito caro e não tinha como pagar. Optei por estudar para os concursos públicos ( nunca me arrependi pela decisão ), era um investimento um pouco alto e bem mais arriscado, mas que com a ajuda e apoio de alguns familiares tive como dar inicio.

Não posso me esquece do primeiro dia de aula no cursinho, quando alguem ( hoje, um grande amigo) entrou na minha sala, e sem muitas palavras, começou a escrever em um quadro negro. ele fez uma grande linha imaginária, onde simbolizaria o tempo de nossas vidas. logo após o começo da linha, ele desenhou um traço e disse: " do ponto inicial da linha ate esse traço, simboliza 3 anos de sua vida,  do traço para frente, simboliza os demais anos.

Ele fez a seguinte pergunta: " o que vc prefere?

Se diverti esses próximos 3 anos e passar o resto de sua vida em empregos que não lhe remunere tão bem e com problemas financeiros

ou

dedicar os seus próximos 3 anos nos estudos e após aprovação em bons concursos, desfrutar de forma real e com tranquilidade todos os demais anos, viajando, comprando bons carros, ajudando familiares... enfim uma vida estável e tranquila.



Aquele foi um momento de decisão que poderia mudar toda trajetoria do meu futuro. Resolvi aceitar o desafio, inicie os estudos e a cada dia, considerava um novo degrau ao rumo do sucesso. Várias foram as noites, feriados, fins de semana que abrir mão para que pudesse estudar.

Fiz muitos concursos, e a cada um, ganhava novas experiências.

As vezes o desanimo queria aparece mas me lembrava que tinha um foco e que somente iria parar quando fosse servidor público. " estuda para concurso é como uma via de mão unica, não tem como voltar ".

Sempre imaginei que se desistisse seria uma pessoa frustada e que no futuro iria ter aquela frustação me acompanhando.

Lutei, chorei, orei, estudei e com muita perseverança, os resultados começaram a aparecer, comecei a ser aprovado em vários concursos.

Não posso deixar de mencionar meu maior aliado nessa caminhada: ''JESUS CRISTO''.

Muitas pessoas colaboraram de alguma forma para o meu sucesso, mas Jesus foi o único que esteve comigo nos momentos mais difíceis, o único que me ouviu no meu quarto nas madrugadas, quando fora reprovado, ele me deu forças para continuar mesmo quando estava cansado. " vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. "

Hoje, aquilo que era apenas um sonho que queimava no meu coração, se tornou realidade, sou Servidor Público do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, fui aprovado em varios concursos, dentre eles:

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territorios ( TJDFT )

Tribunal Superior do Trabalho ( TST )

Tribunal Regional Federal 1ª Região ( TRF 1 )

Tribunal Regional Federal 2 ª Região ( TRF 2 )

Tecnico Penitenciario do Distrito federal ( TECPEN )


Carlos Leandro Vieira Melo da Silva - Serventuario da Justiça



POSTE SUA PERGUNTA OU OPINIÃO SOBRE ESTE BLOG... SUA OPINIÃO É IMPORTANTE PARA NÓS.

6 comentários:

  1. Amigo parabéns por todas as conquistas! Sua história de vida é um tanto emocionante! Que bom que conseguiu vencer apesar de tantas adversidades! Verdadeiramente Deus é contigo! Digo: com todos nós!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom brother, concerteza isso ira servir de ajuda para muitas pessoas.

    abraço fica com Deus !

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Continua estudando Leandro? Eu tambem passei no agente penitenciario e desisti no curso de formação pq o salario era muito baixo a epoca :(
    Mas rumo à vitória!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal, aqui quem escreve é o Carlos Leandro, o autor deste blog, infelizmente perdi a senha e login deste blog e não estou conseguindo entrar. Cristina, respondendo sua pergunta 4 anos depois, sim, estou estudando em um novo objetivo. Passaram-se 8 anos desde que escrevi este texto. De lá para cá, muito coisa boa aconteceu. Cursei a faculdade de direito que tanto almejava, me formei, fui aprovado na OAB e fiz pós- graduação em direito público. Hoje estou com novo objetivo que é me tornar Promotor de Justiça. No futuro próximo, em nome de Jesus, estarei aqui comentando meu novo testemunho. Grande abraço a todos. E lembre-se, Jesus é o seu melhor COACH para concurso. @leogolatt ---- > instagram

    ResponderExcluir